sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dança em grupo

Arthur Murray teaching/demo Collegiate Shag (1937)

Arthur Murray 2007 tango showcase

Arthur Murray Showcase

Concurso de dança de salão

Show de dança de salão

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"I'm Singing in the rain", Gene Kelly

Swing Time - Rogers and Astaire

Fred Astaire and Cyd Charisse

Rita Hayworth & Fred Astaire: So Near and Yet So Far

Fred Astaire

A Tribute to Fred Astaire

A dance tribute ...

Gene Kelly 95th Birthday Tribute

Legs - Tribute to Cyd Charisse

Legs - Tribute to Cyd Charisse

Swing Jazz Dance Showcase as Cyd Charisse & Gene Kelley

Swing Time - Rogers and Astaire

Fred Astaire and Ginger Rogers - Smoke Gets In Your Eyes

Cyd Charisse and Ricardo Montalban

Gene Kelly & Cyd Charisse - from singin' in the rain

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Showcase 2007

Galeria de fotos - Showcase 2007

























































Alguns filmes que tiveram na dança a chave para o sucesso



Seqüência: Diego Luna e Romola Garai na versão ano 2000 do romance entre um dançarino e uma jovem rica

Dirty Dancing 2 - Noites de Havana (2004)
Um jovem dançarino, uma moça romântica e rica, e alguma canção bem 'grudenta' de fundo: os mesmos elementos de Dirty Dancing - Ritmo Quente, sucesso na década de 80, podem ser vistos nessa espécie de continuação, que está em cartaz nos cinemas. Nos papéis principais, o mexicano Diego Luna (de Frida e participação em O Terminal), como o dançarino cubano Javier, e Romola Garai, atriz novata que vive a heroína Kate. A história se passe em Cuba, no ano de 1958. Os dois jovens se conhecem na escola de dança local e, para desespero dos pais da moça, se apaixonam. Como no longa-metragem anterior, o climax se dá quando os dois mostram entrosamento na pista de dança, a fim de vencer um concurso de dança.


Não é mera coincidência: à esquerda, cena de Noites de Havana, com Diego Luna e Romola Garai. Já na foto ao lado, Dirty Dancing - Ritmo Quente, filme que fez muito bem para as carreiras de Patrick Swayze e Jennifer Gray. As semelhanças entre as duas produções impressionam.



'Time after time..': Swayze e Gray em Dirty Dancing
Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987)
Sucesso de bilheteria, a história de amor entre o instrutor de dança Johnny Castle (Patrick Swayze) e a teenager Baby Houseman (Jennifer Grey) é um clássico dos anos 80. Sob o ritmo da canção 'I Have the time of my Life', trilha sonora oficial do casal apaixonado, o filme foi uma das produções de maior destaque na carreira de ambos os protagonistas. Baby é a heroína entediada que vai passar férias em um hotel ao lado da família. Fica deslumbrada tanto com o charme (meio cafajeste) de Castle, quanto com seu talento para a dança. Durante as aulas, os dois se apaixonam. A dança, nesse caso, também serve de válvula para a jovem descobrir sua sexualidade.


Zeta-Jones ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Chicago

Chicago (2002)
Chicago foi um dos filmes responsáveis por trazer de volta à tona os musicais, muito populares no cinema americano até a década de 70. No elenco, Richard Gere, Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger, para contar a história de uma aspirante ao estrelato nos palcos, que faz de tudo para conseguir um papel de destaque como cantora. No entanto, Roxie Hart (Zellweger) só consegue chamar a atenção depois que comete um assassinato. Com a ajuda do advogado corrupto Billy Flynn (Gere), ela se torna a 'queridinha da América'. Toda a trama gira em torno do desejo das duas mulheres de se tornarem estrelas dos palcos. O filme recebeu várias indicações para o Oscar, entre elas Melhor Atriz para Renée Zellweger e Melhor Atriz Coadjuvante para Catherine Zeta-Jones.




Al Pacino e Gabrielle Anwar em uma das mais emocionantes cenas de Perfume de Mulher

Perfume de Mulher (1972)
Baseado no filme italiano Perfumo Di Donna, esta produção retrata a grande paixão de um ex-coronel do exército americano pela vida antes de suicidar-se. Interpretado por Al Pacino, Frank Slade está cego e decido realizar suas vontades durante o último final de semana que lhe resta. Entre elas está a dança. Como o companhia ele tem o jovem Charlie (Chris O'Donnell), observador de sua resolução pessoal. Al Pacino levou o Oscar de Melhor Ator em 1992 por sua atuação. A cena em que o ex-coronel dança tango com Donna (Gabrielle Anwar) é uma das mais emocionantes deste drama.




Liza Minnelli sensual em Cabaret


Cabaret (1972)
Liza Minnelli interpreta Sally Bowles, uma cantora americana que se apresenta em cabarés, na cidade de Berlim. Como o filme se passa na década de 30, o visual da atriz retoma os cabelos curtos e a maquiagem forte típicos do charlestown (estilo de dança americana da época). O filme mostra, em paralelo, a ascensão do Partido Nazista na Alemanha e a turbulenta vida amorosa da artista, dividida entre o relacionamento com dois homens.









Pôster de Flashdance

Flashdance (1983)
Aqui, a história de mais uma jovem que sonha em ser dançarina de sucesso - Flashdance é outro clássico dos anos 80. A personagem principal é Alex Owens, papel de Jennifer Beals, moça que trabalha como metalúrgica de dia e, durante a noite, dança em um bar. Com o apoio de seu chefe na fábrica e da professora de dança (que faz a heroína suar na maior parte do filme), Alex ensaia para passar no teste e ser admitida por uma importante companhia de dança. A música tema do filme - 'What a Feeling' - ganhou Oscar de Melhor Canção em 1983.








Travolta imortalizou seus passos de dança em Embalos de Sábado à Noite

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977)
Um dos grandes sucessos da carreira de John Travolta, responsável por transformar o ator em astro, Tony Manero é o personagem rei das pistas neste filme. Ao som das baladas do grupo Bee-Gees, Tony participa de vários campeonatos de dança. Desse modo, consegue esquecer os problemas no trabalho e os conflitos com a família e a namorada. 'Saturday Night Fever' e 'How Deep Is Your Love' são algumas das canções da trilha sonora. John Travolta recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, em 1977. O filme ganhou ainda uma continuação, mas sem a mesma qualidade e originalidade que marcou o primeiro filme.




Grease: romance estilo anos 60 em musical adolescente

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1996)
História do romance de verão entre Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (John Travolta), contada na forma de musical. Os jovens se conhecem durante as férias, quando começam a namorar. Casualmente, Sandy vai estudar na mesma escola que Danny. Como não quer parecer um garoto romântico na frente dos amigos, Danny despreza a jovem. A história se sustenta nos encontros e desencontros do casal, sendo permeada por canções ingênuas. Apesar de ser uma produção da década de 70, Grease procura retratar a rebeldia e a inocência da juventude dos anos 60, fugindo do cenário crítico em que se encontrava o cinema americano na época.



Fonte: Por Luciana Borge
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865498-1655-2,00.html

Fox trot

O Foxtrot foi introduzido em 1913 por um homem chamado Harry Fox. Que se tornou a dança mais popular e duradoura do século XX , mas antes passou por mudanças estilísticas.

Comparado com os padrões de hoje, o Foxtrot original era moderadamente rápido, simples e não refinado, não distinto da música do tempo.
A popularidade da dança foi originada pela sua versatilidade global e variação rítmica (Foxtrot foi a primeira dança que introduziu a contagem " Lenta " antes das quais as danças populares , como a Valsa e o One Step tinham um só ritmo de contagem ). Mas não o era antes dos Anos 30's , apartir dessa data o Foxtrot começou a assumir uma qualidade mais lisa e mais corrente em contraste com o novo e excitante novo ritmo latino.
Uma versão modificada chamada o Slow Foxtrot foi evoluído pelos Ingleses, e é a base técnica para a versão que agora temos.


Movimento
Footwork: Os passos a frente normalmente são efectuados com a base do pé contacto com o chão, com o dedão do pé que abaixa como os movimentos de corpo em cima disto. Para trás são dados primeiro com ponta o pé, com o salto de sapato que abaixa como os movimentos de corpo em cima disto. Ao mesmo tempo, o dedão do pé do pé dianteiro devera levantar do chão a medida que o corpo se afasta.
Rise & Fall: A "subida e descida" está presente no Foxtrot, é mais subtil que a Valsa. Em níveis Avançados, há mesmo uma subida .Ainda mais Avançados ,o passo Rise & Fall está presente mais consistente em ciclos d e 3 passos, contudo ainda é mais subtil que na Valsa, devido ao transcurso contínuo dos pés numa maneira em um longitudinalmente.
Contra-Body Movement (Movimento de contra-corpo): Passo suave e típico dos salão de dança, é o passo usado para começar a maioria dos movimentos de rotação.
Sway Sway (Balanço de balanço): É definido pela inclinação do corpo à esquerda normalmente acompanha movimentos para o lado. O balanço está presente no Foxtrot, particularmente nos níveis mais Avançados onde os movimentos tendem a ser extenso.
Continuity Continuity: É definida como o transcurso contínuo dos pés de passo para passo, sem o tradicional "juntar" ou acções de chasse. Tipicamente, uma série de três ou mais passos de transcurso constitui uma acção de continuidade. São introduzidos movimentos de continuidade no nível mais Avançado do Foxtrot, e está quase completamente ausente no nível de de aprendizagem . De fato, em competições de dança de estilo americanas, este passo é expressamente proibido no níveis mais baixos.
Posição de Dança
Foxtrot é dançado num estilo de baile normal fechado. Isto inclui o uso de contacto de corpo a corpo , embora uma posição semi - fechada mais relaxado é frequentemente em situações de dança sociais, ou para fins de aprendizagem.
Em posição fechada o homem coloca-se em frente a senhora, ligeiramente à esquerda. São unidas a mão direita da senhora e a mão esquerda de homem num gancho de superior- mão aproximadamente o nível dos olhos da senhora. A mão direita do homem é colocada na Omoplata da senhora, com o braço esquerdo da senhora a descansar facilmente no direito dele. A armação de dança resultante devera ser robusta, mas relaxado e ausente de tensão ou stress.

Valsa

Os acordes da Valsa Moderna trazem frequentemente á memória de muitas pessoas recordações felizes e românticas de noites quentes de Verão, lindíssima musica "lânguida", e tudo aquilo que faz a vida valer a pena. As suas melodias suaves e cadenciadas, continuam a prender a alma de gerações e a Valsa impõe hoje como uma das Danças preferidas em todo o mundo.

Tendo começado a sua vida como uma antiga dança de folclore Austríaco e do Sul da Alemanha , a Valsa Moderna – assim chamada porque se desenvolveu no inicio do Sec. XX – é tocada num andamento de 30 compassos por minuto. As "figuras" básicas usadas na construção da coreografia desta dança baseiam-se num esquema em diagonal que resulta numa progressão suava e leve em volta da pista de dança no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio .As ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo, são visíveis quando pares de grande categoria dançar a Valsa Moderna , são conseguidos da seguinte maneira: O primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém em direcção ao centro das rotações elevando-se nas ponta s de ambos os pés durante o segundo e terceiro tempos do compasso da musica .

Um dançarino de competição precisa de Ter um corpo em forma e tornozelos fortes para executar uma boa caracterizar da Valsa Moderna , de forma a alcançar sucesso considerável em campeonatos internacionais importantes.
A Valsa Moderna, é geralmente a primeira dança a ser ensinada aos principiantes nas escolas da especialidade. A construção simples dos passos básicos, a alterações de peso regulares necessárias ao longo da dança e o andamento lento – aliados ao ritmo básico, fácil para o ouvido, repetitivo e não sincopado – são o ideal para por os principiantes a vontade e ajudá-los a ganhar a confiança. A confiança é o segredo do sucesso em todas as formas de dança. Se for capaz de ouvir a musica e contar "Um, Dois, Três" – também pode juntar-se ao grupo dos bailarinos de Valsa, satisfeitos e discretos .Saber dançar esta dança é uma grande conquista social, finalmente, quando ultrapassar o nível de principiante fará muito boa figura a dançar a Valsa se, juntamente com o seu par, se apresentar vestido a rigor .
Quando a valsa foi introduzida na Inglaterra durante o início do século XIX, escandalizou a sociedade. Nunca um homem envolveu uma dama com os braços numa posição de revestimento da cintura dela e girou em círculo no salão e que era quase um abraço onde o dançarino parecia estar dançando para seu próprio prazer ao invés de proporcionar divertimento para os espectadores. Foi adicionado o giro na ponta do pé derivado do balett clássico que ainda estava em uso nos salões de baile da época e o impacto foi considerado. Houve muita reprovação por parte das gerações mais velhas, mas raramente mencionou-se o fato de que a rainha Victoria era uma dançarina de salão especialista em Valsa. Felizmente, a oposição diminuiu e a Valsa ressurgiu, emergindo hoje em duas formas aceitadas, ambas reflectem as características principais da dança. Estas são conhecidas respectivamente como valsa moderna (ou diagonal) e a vienense (rápida).
Seria necessário estudar uma história detalhada das danças de salão para acompanhar as várias mudanças que finalmente trouxeram a versão actual, mas brevemente pode ser dito que pouco antes da primeira guerra a valsa foi considerada fora de moda na Inglaterra, e a moda eram os ritmos sincopados trazidos da América.
Assim embora a valsa ainda fosse popular, o tempo estava mais lento e os passos não tiveram nenhuma forma fixa. Na década de 20, foram feitas várias tentativas pelos instrutores profissionais para achar um passo básico uniforme que expressasse a música, enquanto eram aceitos os passos que acompanhavam o rimo naturalmente. Finalmente, todos concordaram que os pés deveriam fechar na terceira batida seja para frente, seja para a lateral. Foram recomendadas voltas naturais e inversas alternadas por passos de mudança, o homem gira 360° voltando a posição inicial e as vezes completa duas ou três voltas inversas em sequência. No campeonato mundial acontecido em 1922 o vencedor Silvester e sua parceira fizeram uma apresentação brilhante da valsa rotativa moderna e atraiu muito o interesse do público pela dança. Mas era difícil e gradualmente uma versão graciosa e menos exigente e mais satisfatório à técnica emergia. Era baseada exactamente no mesmo princípio mas o homem fazia só uma volta de três - quatro em cada figura natural ou inversa e deste modo criava um padrão diagonal em voltas naturais e voltas internas invertidas. Na ocasião esta ideia parecia revolucionária, mas como as competições eram populares e o título era importante, o interesse foi despertado quando um casal profissional famoso, Alex Millar e sua parceira, decidiu desafiar os outros competidores dançando a valsa diagonal nova em um evento importante contra rivais igualmente famosos que aprovaram o estilo rotativo.
Em meio a uma disputa do campeonato de dança de salão em Londres, diante dos juizes, foi premiado em primeiro lugar a forma diagonal nova da valsa. Este evento foi marcante e durante muitos anos a valsa diagonal ficou mais popular e suprema. Assim, em 1927 o salão de baile da sociedade imperial unificou a valsa diagonal que na época era quase universal. Este estilo se tornou base da dança e realmente, é a essência da valsa. Durante os anos desenvolveu o número de figuras que estão disponíveis porém com fundamentos de elegância.
Durante quase todo o reinado de Victoria, o "Quick"ou Valsa Vienense permaneceu popular e continuou até o século 20, de fato, até a chegada do mundo do "novo som"(sincopa do jazz americano). Isto sustentou a popularidade da valsa rápida que foi apoiada indubitavelmente, poderíamos dizer quase que com segurança, pela quantidade extraordinária de boas composições: primeiro Weber(1786-1826) com seu "Invitation to the Waltz"no qual Nijinski contribuiu com o desempenho elegendo-o em Monte Carlo em 1911; com Chopin(1810-1849), de quem a valsa forma o fundo musical de "Les Sylphides"e cria um veículo para Margot Fonteyn, como também outros grandes artistas inclusive Anna Pavlova. Há também os espectáculos musicais "Merry Widow" cuja premiação dada por Frans Lehar(1870-1948) incluiu uma valsa de popularidade universal e no estilo do ön the road".
Estes são alguns dos excelentes exemplos de música disponíveis.
A própria dança é conhecida por ter sido criada para ser dançada pelos camponeses da Alemanha
Meridional e Baviera já em 1780. Foi chamada "The Landler" e sua característica principal era o giro rápido e contínuo e a variação de figuras feitas pelo homem e sua parceira. Esta era a dança que chegou em Viena por si própria, para no século XIX, Johann Strauss e seu filho também Johann escreverem juntos centenas de "Quick-Time" e Walter, Junior de Johann que é responsável pela ópera "Dir Fledermaus" o Danúbio Azul. A dança ficou conhecida como valsa vienense e foi dançada por todo o mundo, não só pelos camponeses mas em Viena, Paris, Londres e Nova Iorque.

Tango

Há qualquer coisa muito especial no Tango. Transmite uma atmosfera de expectativa tensa. As notas "Staccato" e entrecortadas desta música, combinando-se em fluentes crescendos, suaves mas firmes, criam um tom dramático e furtivo entrelaçado de fortes contrastes, que se repetem constantemente, resultando num convite excitante a que não se pode resistir.

Esta dança, transmitida ao longo de gerações de dançarinos, teve origem nos bairros pobres e nas vielas sórdidas da Argentina e, durante mais de 100 anos, foi considerada demasiado, indecorosa para os salões de dança. Reabilitada, foi moda na Europa no início da década de 1900. Surpreendentemente, não é difícil de aprender, as figuras básicas dominam-se facilmente. No entanto, o segredo para captar o sentimento do Tango reside no adoptar a postura correcta e conseguir executar os alusivos movimentos de gato que o caracterizam.

È importante dar grande atenção às posições relativas dos corpos quando se adopta a posição Inicial. Os dançarinos devem reparar que o ombro direito do Homem conduz e que, cada vez que os seus pés estão unidos, a ponta do pé direito fica junto a face interna do pé esquerdo (e vice versa para Senhora). O tango foi descrito como: romântico, dramático, exótico, sofisticado, simples e absurdo...
O tango tem uma história longa, com períodos de grande popularidade e uma individualidade e
fascinação marcantes. O tango em forma de dança foi criado pelos gaúchos, esses caleiros brilhantes originários da costa oriental da Argentina. O ritmo veio da altamente ritmica e melodiosa música tocada para eles quando descansavam nas suas cantinas e tavernas. Se caracteriza por um compasso 2/4 e é tocado com um staccato incomum em cada batida. Tão grande era sua popularidade que depois, pouco antes da primeira guerra, a dança foi proibida na Argentina.
Aparentemente tinha perdido sua simplicidade nativa e se tornado muito chamativa. O veto teve êxito e o tango reapareceu em Paris, particularmente em boates e restaurantes. O estilo foi descrito como sofisticado e muitos admiraram a autêntoica atmosfera criada pela influência de violonistas e orquestras nativas. Sua popularidade logo se expandiu para a Inglaterra em chás de tango ou aonde havia espaço. O hotel Savoy foi um dos primeiros a introduzi-lo, para isso contratou
músicos excelentes. Exibições eram realizadas nos teatros e clubes de dança e os professores da época incluíram nos seus programas essa dança nova e excitante. Porém com a declaração da guerra em 1914, sua popularidade diminuiu e demorou um bom tempo para que fosse incluída nas competições e eventos importantes da época. Em 1921 o filme "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse trouxe o romântico e fotogênico Rodolfo Valentino chamando a atenção de todo o mundo para o tango dançado por ele. Apesar do impacto o público em geral não se sentia
inspirado para imita-lo e os próprios dançarinos profissionais estavam envolvidos com outros ritmos
e danças da América. Porém alguns professores visitaram Paris e prosseguiram seus estudos do
tango e notaram que a dança deveria ser mantida de alguma forma na Inglaterra e assim o estilo
Parisiense foi unificado. A variedade de passos era grande, mas era difícil ensinar ao aluno comum, e só os entusiastas levaram isto a sério. Esta era a situação nos meados de 1930 quando uma nova interpretação foi apresentada por um casal de competidores alemães que apareceu em Londres pela primeira vez. Através de um vigor, efetuam o staccato e aceleram a música e num deslizar que prolonga o passo largo, a dança assumiu uma nova identidade e todo mundo concorda que enquanto guardava seu caráter especial, era uma dança que parecia elegante e de possível assimilação. Esta tese provou estar correta e logo este tango estava sendo dançado pelos competidores e ensinado nas academias. Devemos admitir que muito tempo levou para que com interpretações diferentes, tivéssemos uma característica bem definida da magia do tango.
Em conclusão, desta breve Introdução e curiosidades acerca do Tango, aconselho que dediquem todo o tempo que for possível para apreender o espírito do Tango quando dançar os Passos andantes e os Básicos laterais, o objectivo a atingir é o procedimento furtivo de predador. Aproveitem a oportunidade para se comportar como um autentico Tigre!
Assim rapidamente captará o carácter subtil dum Tango dramático, se aperfeiçoar a posição e os movimentos do corpo enquanto ensaia ao som da música!

Rumba

O Rumba requer uma sensação boa de ritmo e também persistência para dominar a técnica que tende ser saltado por dançarinos menos qualificados. Isto vêm como resultado de bom equilíbrio e movimento coordenado dos tornozelos, joelhos e quadris. O treino ininterrupto permitirá aos dançarinos executar a Rumba em uníssono.

A Rumba, ou mais exactamente a Rumba Cubana, é sem duvida, a dança mais popular entre a maioria dos dançarinos latino - americanos. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva muitos anos a aperfeiçoar.

A Rumba é uma dança relativamente simples para os principiantes aprenderem; atinge-se bastante depressa um grau razoável de sucesso. No entanto, esta mesma dança é o foco em que todos os melhores dançarinos de competição concentram muito tempo e esforço ao longo da sua carreira. Dançar bem Rumba é o objectivo de todos os aficcionados de dança latino-americana. No decurso da sua longa historia a Rumba tem desempenhado muitos papeis. Começou como dança de fertilidade, durante a qual os bailarinos mimavam as danças nupciais que antecedem a acasalamento das aves e outros animais. Versões posteriores humanizaram essas conotações sexuais; ao compasso insistente e vibrante do ritmo erótico da musica a mulher executava movimentos sensuais e convidativos para atrair a atenção do homem que escolhera. A maior parte da coreografia usada na Rumba actual mantém a historia secular das tentativas da mulher para atrair e, em ultima analise dominar o homem a, servindo-se dos seus encantos femininos . Durante uma Rumba bem coreografada, existe sempre um elemento de provocação e fuga ; o homem é primeiro seduzido e depois rejeitado pelo seu par. Aos convites sensuais e eróticos da mulher responde o homem, que evidencia a sua imagem de macho executando proezas físicas para tentar ganhar os seus favores. A Rumba Cubana foi consideradas pelos melhores bailarinos como a dança clássica entre todas as latino - americanas. O ritmo da Rumba baseia-se em 4 tempos em cada compasso, dos quais o 4 é o mais forte. O Andamento padrão, é de 27 compassos por minuto.

Cha cha cha

Atrevido, alegre e despreocupado, o Chá-Chá-Chá tanto pode ser dançado com a mãe ou a irmã, como com a amada. Não implicando uma intimidade tão grande como o Tango ou a Rumba, é também uma das danças mais fáceis de aprender. Os principiantes, homens ou senhoras, acham fácil seguir este ritmo latino-americano porque os seus tempos bem marcados se podem contar a compasso com a musica. É, em todo o mundo, uma das eternas favoritas entre as danças sociais.

Baseia-se num movimento "chassé" (três passos ligados) que é dançado em simultâneo com os tempos nítidos de cada compasso da musica. Diz-se que o nome Chá-Chá-Chá imita o som produzido pelos pés dos bailarinos no chão ao dançarem esse "Chassé".

O Chá-Chá-Chá é uma dança que ajuda a controlar e a dominar o nervosismo que sentem todos os bailarinos em competição, é uma dança relaxante, por isso é a primeira dança das competições .
A musica do Chá-Chá-Chá, originaria de Cuba, tem um ritmo forte, convidativo e facilmente identificado que se pode contar simplesmente "1 , 2- 3, 4 e 1 , 2- 3 ,4 e 1", etc... Os tempos que se ouvem durante a contagem "4 e 1" são mais fortes e podem ser substituídos por Chá-chá-chá. Tal como a restante musica latino-americana, a do Chá-Chá-Chá baseia-se numa forte percussão que deve incluir Bongos, Congas, Timbales e um Badalo. O andamento ideal é o de 30 compassos por minuto. O acento rítmico mais forte surge no primeiro tempo de cada compasso.O Chá-Chá-Chá consiste em cerca de 20 figuras básicas e um sem numero de variações que se desenvolvem apartir dessas figuras básicas. No entanto, o s principiantes nesta dança atrairão facilmente a atenção dos amigos se souberem dançar bem as 4 figuras básicas.
Posição de Dança:
Posição de dança Latina, mantenha-se vertical com o peso segurado adiante para as bolas dos pés. O passo latino básico é compacto, com os pares ligeiramente separadamente. A mão direita da senhora e a mão esquerda de homem unen-se num gancho aproximadamente o nível dos olhos da senhora. A mão direita do homem é colocada na Omoplata do ombro da senhora, com o braço esquerdo da senhora pousado no direito dele. A armação "de dança" resultante devera ser robusta e bem conectada.

Mambo

Conseguirá o Mambo recapturar a glória de seus dias dourados? A dança cubana chamativa pode encontrar um partidário novo nos anos 90?
A dança de Mambo é originaria de Cuba, onde havia determinações significativas de haitianos. No país de parte de trás de Haiti, o "Mambo" é uma sacerdotisa de vodu que serve os aldeãos como conselheira, curandeira, exorcista, aconselhadora espiritual, e organizadora de entretenimentos públicos. Porém, não há uma dança folclórica no Haiti chamado o "Mambo".
A fusão do SWING a e música Cubana produziu este ritmo fascinante e em troca criou uma dança sensacional. O Mambo não poderia ter sido concebido mais cedo porque até aquele tempo, o Jazz cubano e americano ainda não se tinham "Casado". A "dança de Mambo" é atribuída a Perez Prado que a introduziu no Nighte-Club La Tropicana em Havana em 1943. Desde então outros lédres de Bandas latinas , como Tito Rodriquez, Pupi Campo, Tito Puente, Machito e Xavier Cugat alcançaram estilos próprios deles e avançou a moda do Mambo. O Mambo foi originalmente tocado como uma vulgar Rumba, pode ser descrito como uma Rumba com uma abertura ou ênfase em 2 e 4 em 4/4 tempo. Nativos Cubanos ou músicos sem qualquer treino quebrariam em qualquer batida. Apareceu primeiro nos Estados Unidos no Salão de baile de Park Plaza Iorque - um lugar favorito de paragem de dançarinos entusiásticos de Harlem. O Mambo ganhou entusiasmo em 1947 no Palladium e outros lugares remodelados como China Dol, Havana Madrid e Birdland.

Uma versão modificada do Mambo (a dança original teve que ser reduzida devido à acrobacia violenta) foi apresentado ao público em estúdios de dança, hotéis de recreio, e em clubes nocturnos em Nova Iorque e Miami. Sucesso estava no programa de trabalho. Os alegres bailarinos de Mambo foram afetuosamente conhecidos "Mambonicks".
A febre do Mambo não demorou ,muito e hoje o Mambo é limitado aos dançarinos avançados. Os professores concordaram que esta é ums das danças mais dificeis . Um das maiores contribuições do Mambo é que conduziu ao desenvolvimento do Cha-Cha-Cha.
O Mambo está desfrutando uma popularidade renovada devido a vários filmes que caracterizam a dança como também um homem nomeou Eddie Torres. Eddie é uma dança de Nova Iorque a favor de epara o Mambo fanático que lançou uma cruzada para ter certeza a dança reina uma vez mais nos salões de baile. Torres se tornou o explicador principal do estilo e construiu uma reputação continuamente como dançarino, instrutor, e coreógrafo. Ele foi conhecido como o " Rei de Mambo de Dança " latina. Torres esta determinado a reintroduzir bailarinos naquilo que ele acredita que sejam os Clube Nocturnos autêntico de dançar o Mambo , o qual nos anos de 1990's é crescentemente conhecido como Salsa.
"É um grande tempo para as danças Latino -Americanas" diz Torres. "O Mambo tem agora calor, como o era nos anos ' 50. É uma dança com muitas influências: africano, cubano, Jazz, até mesmo algum ballet.
Canções de Mambo populares incluem "Mambo Italiano", o "Papai Ama Mambo", "Mambo #5", "eu Vi para a Mamãe Fazer O Mambo", e "Eles Eram Doin' O Mambo". 'Dança City', o álbum de CD soberbo que caracteriza Hernandez e a Mambo Reis Orquestra, está em seu próprio como um das melhores gravações de seu tipo em anos, uma sessão de faixa-estilo grande enérgica que recorda os dias de glória de Tito Puente e Tito Rodriguez.
A maioria das pessoas tratam o Mambo como dança muito rapida mas, em essência, é uma dança lenta e precisa , que não se move muito.

Salsa

É como um mambo mas tocado com instrumentos mais modernos. Teve o nome criado e registrado por um dono de gravadora que mais tarde produziu o filme Salsa. Cantores mais famosos: Edwin Pitre Son Caribe, Célia Cruz, Oscar D'Leon e Tito Puente.
Salsa é uma palavra espanhola que quando traduzida dá "tempero".
Quente, picante, e cheio de sabor latino exótico, a dança Salsa é verdade a seu nome. Pessoas de todo o Mundo vão para as boates e discotecas para fazemrem parte na música, o movimento, e a experiência que é a Salsa.

Um estilo muito rítmico de música, Salsa é tocada por Grandes Bandas com uma secção interna de percussão latina, piano e freqüentemente város cantores.
Movimento
Movimento de quadril: Em Salsa, a ação de quadril é normalmente relaxada e sutil, especialmente para homens. É colocado peso normalmente sobre um joelho ligeiramente curvado.
Movimento de Braços: Em geral, os braços estão sobre nível de cintura.Os movimentos de braço deveram ser um resultado natural do movimento do resto do corpo,quando os braços são posicionados deliberadamente ou são ondulados ao redor, eles parecem inventados e antinaturais. Permita sempre que os braços possam reagir naturalmente ao movimento do corpo.
Posição de Dança:
Quando se dança Salsa,mantenha-se vertical com o peso na ponta dos pés. Como o passo latino básico, o passo de Salsa é compacto, com os pares ligeiramente separadamente.A mão direita da Senhora e a mão esquerda do homem podem estar juntas em gancho de superior-mão, ou com as costas da mão dohomem. A mão direita do homem ou é colocada na Omoplata do ombro esquerdo da senhora ou na anca dela. O braço esquerdo da senhora deverá estar descansado ligeiramente no braço certo dele. Deve-se ter em atenção que o passo da Salsa é mais relaxado que o passo latino básico, permitindo mais liberdade de movimento de braço.

Samba

O Samba e o Brasil estão ligados tal como o fumo e o fogo, a trovoado e o relâmpago, o dia e a noite. O Samba faz parte integrante da cultura Brasileira – é a musica e a dança do Povo, feita para e pelo Povo.

Carnaval e Samba é outra combinação de palavras que simboliza o espírito que esta musica provoca no coração do povo Brasileiro.
Todos os anos, durante 5 dias e noites de Fevereiro, a vida rotineira do Rio de Janeiro é interrompida – Carnaval, o Sambódromo se enche com uma procissão infindável de carros alegóricos extravagantemente decorados, cada um com o respectivo grupos de músicos e dançarinos (escola de Samba) que tocam e dançam o seu Samba escrito para esta especial ocasião.

Frequentemente os não Brasileiros têm tendência a pensar no Samba como uma dança em particular, mas na realidade não é assim. Existem muitas versões diferentes – cada uma com o seu ritmo, andamento e tom – que resultam em muitas danças diferentes. A dança que o Ocidente conhece como Samba é apenas um desses muitos ritmos vibrantes e arrebatadores , para se captar o carácter do Samba, deve-se adoptar um espírito carnavalesco e brejeiro. Muitas das "figuras" usadas no Samba requerem um movimento característico de oscilação das ancas que é um tanto difícil de aprender mas sem o qual as figuras que o exigem não parecerão cadenciadas ou autenticas. É também importante que os dançarinos aprendam outro movimento a que se chama o balançar do Samba ; usa-se nas figuras em que a contagem é " Um – e – Dois " .Quem quiser executar uma boa interpretação desta musica tem que dominar bem estes dois movimentos , além de dar maior qualidade ao Samba, irá sem dúvida adelgaçar a sua cintura.
O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo o mais forte. O andamento padrão desta dança é de 50 compassos por minuto.
Posição de Dança:
Frente ao Seu Par aproximadamente afastados 15 cm com a cabeça e o corpo naturalmente vertical. O Homem deve colocar a mão direita dele na Omoplata esquerda da Senhora, a Senhora descansa o braço de esquerda dela ligeiramente no do seu par, seguindo a curva do braço dele para o ombro. A mão esquerda do Homem deve estar numa curva gentil ao nível dos olhos. A Senhora deve colocar os dedos da mão direita dela entre o dedo polegar e o indicador do homem.

Merengue

Ritmado veloz e malicioso, nascido na Republica Dominicana, tem o seu nome derivado da forma que os dominicanos chamavam os invasores franceses no século XVII - merenque.

Cantores mais famosos: Juan Luis Guerra e Walfrido Vargas
O Merengue é a dança nacional da República dominicana, e também até certo ponto, de Haiti, o vizinho que compartilha a ilha.
Há duas versões populares da origem da dança nacional dominicana, o Merengue. Uma história alega a dança originada com escravos que foram acorrentados junto e, da necessidade de arrastar uma perna enquanto cortavam cana de açúcar ao som das batidas de tambores. A segunda história alega que um grande herói foi ferido na perna durante um das muitos revoluções na República dominicana. Na festa de boas-vindas a casa com uma celebração de vitória todo o mundo que dançava se sentiu obrigado a mancar e arrastar um pé.

Merengue existe desde cedo na República Dominicana desde então (no Haiti, uma dança semelhante é chamada o Meringue). É possível que a dança tenha herdado o seu nome da confecção feita de açúcar e de ovo por causa do carácter claro e da dança, ou por causa dos seus ritmos pequenos e precisos.
Por meados do século IXX, o Merengue era muito popular na República dominicana. Não só é usado em todas ocasiões de dança na República, mas é muito popular ao longo do Caribe e América do Sul, e é uma das danças Latino - Americanas standards.
Há muita variedade na música de Merengue. Os tempos têm uma grande variedade e os Dominicanos gostam de um acelerar afiado em passo para a parte posterior da dança. A rotina mais favorecida nos clubes e restaurantes que têm uma pista de dança, é um Bolero lento seguido de um Merengue, depois toma a forma de um rápido e brilhante JIVE. O Merengue é um pouco mais lento e tem uma acção de anca modificada.
O Merengue foi introduzido nos Estados Unidos na área de Nova Iorque. Porém, não foi muito conhecido senão vários anos depois. Idealmente era dançado em pistas de dança pequenas, abarrotadas, é uma dança que é fácil de aprender e essencialmente é uma "dança divertida".
Merengue é uma combinação de duas danças, o africano e o Minueto francês, dos finais de 1700's -inicio de 1800's. Os escravos pretos viram as danças de salão de baile nas Casas Grandes e quando eles tiveram as suas próprias festividades começaram a imitar as danças "dos mestres" . Mas as danças de europeus não eram divertidas, eram muito enfadonhas e calmas, com o passar do tempo, os escravos adicionaram uma batida especial (providenciada pelos tambores).
O Merengue original não era dançado através de pares individuais, mas era uma dança de círculo, cada homem e mulher encarando-se um ao outro e segurando mãos Eles não estavam próximos um do outro, e os movimentos originais desta dança eram só o abanar dos ombros e movimento rápido dos pés. Havia nenhum movimento descarado das ancas como há hoje, aliás como as danças africanas nativas não movem as ancas. De facto, as danças Africanas, como também outras danças Indígenas de todo o mundo, consistem em passos complicados e movimentos de braço. As danças tribais não tem movimentos sexuais de anca, isto é só mostrado em filmes de Hollywood.
Assim, a origem do Merengue é bem parecido a isso a "Cake Walk" da parte Sul Americana.

Paso doble

Esta dança é um estilização dos movimentos principais executado por um Toureiro na Praça de Touros. Todos os movimento tem um nome: Verónica, capote, ronda, volta atravessada.

O carácter do Paso Doble requer movimentos vivos mas claros e alguns lentos e sem vida não tirando a essência da dança.

Forró

Forró é a denominação de vários gêneros musicais surgidos no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado o xote.

Possui semelhanças tanto com o toré o arrastar dos pés do índios quanto com os ritmos binários portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Arthur Murray

Arthur Murray Franchised dance studios foi a segunda empresa nos Estados Unidos a se tornar uma franquia, antes mesmo do McDonalds. Considerada a empresa mais promissora na área de dança social no mundo, a Arthur Murray conta com mais de 200 franquias situadas na África do Sul, Alemanha,Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito, Estados Unidos, Israel, Itália e Japão.

Essa história começou em 1912 com um homem chamado Arthur Murray, seu carisma e sucesso foram tão significativos que ainda hoje continua estimulando seus seguidores e inspirando novas pessoas através dos filmes direcionados a dança onde os estúdios Arthur Murray tem participação, tais como: Dirty Dancing, Meu querido presidente, Dança comigo, Vem dançar, Flash dance, Perfume de mulher e outros.

Festa junina

Arraiá do Murray
Dia 21 de junho de 2008
21:00
Mansão Chamas

Contatos


ARTHUR MURRAY - BRASÍLIA

QI 15 BLOCO "G" S/LOJA
COMÉRCIO LOCAL
LAGO SUL

FONE: 61 32486814

E-MAIL: mauricio@arthurmurray.com.br

Dança é saúde

Tango, forró, salsa... O estilo pouco importa. Aceite o convite e entregue-se ao prazer de acompanhar o ritmo da música. Esse é o remédio que garante saúde física e mental, com um efeito colateral dos bons: diversão garantida

por Thais Szegö | design Giovanni Tinti | fotos Omar Paixão

Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias. Dançar conforme a música não faz bem apenas ao corpo. Piruetas, rodopios e afins são puro deleite. "Tudo isso motiva os praticantes a prosseguirem com as sessões na maior animação", acredita o fisiologista e médico do esporte Antonio Claudio Lima da Nóbrega, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Outro incentivo que fideliza os dançarinos é a possibilidade de conhecer gente e de espantar o estresse. "Durante as aulas fica fácil deixar os problemas de lado", enfatiza o professor de dança de salão Willamy Natan, de São Paulo.

Quem se interessa pela dança mas acha que não leva o menor jeito para a coisa está enganado. "Todo mundo consegue aprender", garante a professora de dança de salão Paula Domingues, de São Paulo. "Pena que poucos sabem do que o corpo é capaz." O ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, só faz uma ressalva: "A turma que tem problema nas articulações do joelho deve consultar um especialista antes". Conheça a seguir algumas modalidades e escolha a que mais combina com seu jeito de ser — e, claro, com seu gosto musical.

Tango
Ele nasceu nos subúrbios de BuenosAires, na Argentina, no final do século XIX, mas logo conquistou espaço em todos os bairros portenhos até ganhar o mundo e cair nas graças dos europeus. Seus passos extremamente marcados, firmes, ousados e elegantes acompanham músicas dramáticas e melancólicas. "Os dançarinos ganham pernas torneadas, além de uma bela melhora na postura", afirma a professora Paula Domingues, que aparece na foto ao lado.

Frevo
Genuinamente brasileiro, seu puladinho frenético nasceu no Recife, em Pernambuco, no início do século XX, e queima calorias à beça. Mas tem que ter preparo físico para dar conta da coreografia, que, diga-se, é feita com a típica sombrinha. Os músculos mais requisitados são os das pernas, do bumbum e do abdômen. Pode apostar: eles ficam firmes depois de alguns meses de treino. Vale seguir a recomendação: "Se o joelho for seu ponto fraco, escolha outro ritmo porque o frevo exige demais das articulações", alerta Willamy Natan.

Salsa
Essa mistura de músicas caribenhas, como o mambo, o merengue e a rumba, nasceu em Cuba nos anos 1960. Em castelhano, salsa quer dizer tempero. Quer palavra mais apropriada para definir esse ritmo pra lá de apimentado? Os seus passos são animados e cheios de ginga. O gasto calórico de quem entra nessa dança, portanto, é alto. "Seus adeptos trabalham os músculos e ficam com o corpo bem flexível", conta Willamy Natan, na foto abaixo.

Dança do ventre
Extremamente sensual, suas origens se perderam no tempo — ninguém sabe ao certo onde e quando ela teve início. Alguns historiadores acreditam que tenha nascido por volta do ano 7000 antes de Cristo, no Oriente Médio. "Seus movimentos sinuosos mexem com todos os músculos do corpo, principalmente os da barriga, os dos quadris e os da pélvis, região localizada na bacia", conta a professora Tamara Hanna (na foto), proprietária do Estúdio Danças do Mundo, em São Paulo.

Forró
Existem dois tipos dessa dança danada de boa: o forró nordestino, que, como o nome sugere, tem as características da região onde nasceu, e o universitário, mais comum nos estados do Sudeste. A principal diferença entre eles está no gingado, acentuadamente sensual e provocante na primeira variante. Já no universitário o casal dança coladinho e os passos são miúdos. Quem bate coxa ao ritmo acelerado dessa música ganha flexibilidade para dar e vender, além de muita coordenação. E, óbvio, gasta um montão de calorias.

A professora de natação Gisele Midori Cordeiro, de 27 anos, que aparece na foto ao lado e na do frevo, na página anterior, é uma entusiasta. "Eu já praticava dança do ventre e, há cerca de 3 meses, comecei a fazer dança de salão com o meu namorado", conta ela. "As aulas são divertidas e, no fim, todo mundo aprende."

Vai virar febre nas academias
Muitos templos de malhação oferecem aulas de diversos ritmos como alternativa para os exercícios convencionais. E, claro, sempre tem novidade. A mais recente atende pelo nome de Nike RockStar Workout e acaba de chegar à América Latina. "A modalidade foi idealizada nos Estados Unidos por Jamie King, coreógrafo de estrelas como Madonna e Shakira", conta Kátia Gianone, gerente de comunicação corporativa da Nike do Brasil. "Ela consiste em coreografias feitas com passos de hip hop, funk e dança de salão, entre outras." Por enquanto a aula só está disponível na rede paulista Bio Ritmo, mas logo, logo deve chegar a outras academias brasileiras.

Fonte: http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0283/corpo/conteudo_218841.shtml