quarta-feira, 28 de maio de 2008

Merengue

Ritmado veloz e malicioso, nascido na Republica Dominicana, tem o seu nome derivado da forma que os dominicanos chamavam os invasores franceses no século XVII - merenque.

Cantores mais famosos: Juan Luis Guerra e Walfrido Vargas
O Merengue é a dança nacional da República dominicana, e também até certo ponto, de Haiti, o vizinho que compartilha a ilha.
Há duas versões populares da origem da dança nacional dominicana, o Merengue. Uma história alega a dança originada com escravos que foram acorrentados junto e, da necessidade de arrastar uma perna enquanto cortavam cana de açúcar ao som das batidas de tambores. A segunda história alega que um grande herói foi ferido na perna durante um das muitos revoluções na República dominicana. Na festa de boas-vindas a casa com uma celebração de vitória todo o mundo que dançava se sentiu obrigado a mancar e arrastar um pé.

Merengue existe desde cedo na República Dominicana desde então (no Haiti, uma dança semelhante é chamada o Meringue). É possível que a dança tenha herdado o seu nome da confecção feita de açúcar e de ovo por causa do carácter claro e da dança, ou por causa dos seus ritmos pequenos e precisos.
Por meados do século IXX, o Merengue era muito popular na República dominicana. Não só é usado em todas ocasiões de dança na República, mas é muito popular ao longo do Caribe e América do Sul, e é uma das danças Latino - Americanas standards.
Há muita variedade na música de Merengue. Os tempos têm uma grande variedade e os Dominicanos gostam de um acelerar afiado em passo para a parte posterior da dança. A rotina mais favorecida nos clubes e restaurantes que têm uma pista de dança, é um Bolero lento seguido de um Merengue, depois toma a forma de um rápido e brilhante JIVE. O Merengue é um pouco mais lento e tem uma acção de anca modificada.
O Merengue foi introduzido nos Estados Unidos na área de Nova Iorque. Porém, não foi muito conhecido senão vários anos depois. Idealmente era dançado em pistas de dança pequenas, abarrotadas, é uma dança que é fácil de aprender e essencialmente é uma "dança divertida".
Merengue é uma combinação de duas danças, o africano e o Minueto francês, dos finais de 1700's -inicio de 1800's. Os escravos pretos viram as danças de salão de baile nas Casas Grandes e quando eles tiveram as suas próprias festividades começaram a imitar as danças "dos mestres" . Mas as danças de europeus não eram divertidas, eram muito enfadonhas e calmas, com o passar do tempo, os escravos adicionaram uma batida especial (providenciada pelos tambores).
O Merengue original não era dançado através de pares individuais, mas era uma dança de círculo, cada homem e mulher encarando-se um ao outro e segurando mãos Eles não estavam próximos um do outro, e os movimentos originais desta dança eram só o abanar dos ombros e movimento rápido dos pés. Havia nenhum movimento descarado das ancas como há hoje, aliás como as danças africanas nativas não movem as ancas. De facto, as danças Africanas, como também outras danças Indígenas de todo o mundo, consistem em passos complicados e movimentos de braço. As danças tribais não tem movimentos sexuais de anca, isto é só mostrado em filmes de Hollywood.
Assim, a origem do Merengue é bem parecido a isso a "Cake Walk" da parte Sul Americana.

0 comentários: