quarta-feira, 28 de maio de 2008

Valsa

Os acordes da Valsa Moderna trazem frequentemente á memória de muitas pessoas recordações felizes e românticas de noites quentes de Verão, lindíssima musica "lânguida", e tudo aquilo que faz a vida valer a pena. As suas melodias suaves e cadenciadas, continuam a prender a alma de gerações e a Valsa impõe hoje como uma das Danças preferidas em todo o mundo.

Tendo começado a sua vida como uma antiga dança de folclore Austríaco e do Sul da Alemanha , a Valsa Moderna – assim chamada porque se desenvolveu no inicio do Sec. XX – é tocada num andamento de 30 compassos por minuto. As "figuras" básicas usadas na construção da coreografia desta dança baseiam-se num esquema em diagonal que resulta numa progressão suava e leve em volta da pista de dança no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio .As ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo, são visíveis quando pares de grande categoria dançar a Valsa Moderna , são conseguidos da seguinte maneira: O primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém em direcção ao centro das rotações elevando-se nas ponta s de ambos os pés durante o segundo e terceiro tempos do compasso da musica .

Um dançarino de competição precisa de Ter um corpo em forma e tornozelos fortes para executar uma boa caracterizar da Valsa Moderna , de forma a alcançar sucesso considerável em campeonatos internacionais importantes.
A Valsa Moderna, é geralmente a primeira dança a ser ensinada aos principiantes nas escolas da especialidade. A construção simples dos passos básicos, a alterações de peso regulares necessárias ao longo da dança e o andamento lento – aliados ao ritmo básico, fácil para o ouvido, repetitivo e não sincopado – são o ideal para por os principiantes a vontade e ajudá-los a ganhar a confiança. A confiança é o segredo do sucesso em todas as formas de dança. Se for capaz de ouvir a musica e contar "Um, Dois, Três" – também pode juntar-se ao grupo dos bailarinos de Valsa, satisfeitos e discretos .Saber dançar esta dança é uma grande conquista social, finalmente, quando ultrapassar o nível de principiante fará muito boa figura a dançar a Valsa se, juntamente com o seu par, se apresentar vestido a rigor .
Quando a valsa foi introduzida na Inglaterra durante o início do século XIX, escandalizou a sociedade. Nunca um homem envolveu uma dama com os braços numa posição de revestimento da cintura dela e girou em círculo no salão e que era quase um abraço onde o dançarino parecia estar dançando para seu próprio prazer ao invés de proporcionar divertimento para os espectadores. Foi adicionado o giro na ponta do pé derivado do balett clássico que ainda estava em uso nos salões de baile da época e o impacto foi considerado. Houve muita reprovação por parte das gerações mais velhas, mas raramente mencionou-se o fato de que a rainha Victoria era uma dançarina de salão especialista em Valsa. Felizmente, a oposição diminuiu e a Valsa ressurgiu, emergindo hoje em duas formas aceitadas, ambas reflectem as características principais da dança. Estas são conhecidas respectivamente como valsa moderna (ou diagonal) e a vienense (rápida).
Seria necessário estudar uma história detalhada das danças de salão para acompanhar as várias mudanças que finalmente trouxeram a versão actual, mas brevemente pode ser dito que pouco antes da primeira guerra a valsa foi considerada fora de moda na Inglaterra, e a moda eram os ritmos sincopados trazidos da América.
Assim embora a valsa ainda fosse popular, o tempo estava mais lento e os passos não tiveram nenhuma forma fixa. Na década de 20, foram feitas várias tentativas pelos instrutores profissionais para achar um passo básico uniforme que expressasse a música, enquanto eram aceitos os passos que acompanhavam o rimo naturalmente. Finalmente, todos concordaram que os pés deveriam fechar na terceira batida seja para frente, seja para a lateral. Foram recomendadas voltas naturais e inversas alternadas por passos de mudança, o homem gira 360° voltando a posição inicial e as vezes completa duas ou três voltas inversas em sequência. No campeonato mundial acontecido em 1922 o vencedor Silvester e sua parceira fizeram uma apresentação brilhante da valsa rotativa moderna e atraiu muito o interesse do público pela dança. Mas era difícil e gradualmente uma versão graciosa e menos exigente e mais satisfatório à técnica emergia. Era baseada exactamente no mesmo princípio mas o homem fazia só uma volta de três - quatro em cada figura natural ou inversa e deste modo criava um padrão diagonal em voltas naturais e voltas internas invertidas. Na ocasião esta ideia parecia revolucionária, mas como as competições eram populares e o título era importante, o interesse foi despertado quando um casal profissional famoso, Alex Millar e sua parceira, decidiu desafiar os outros competidores dançando a valsa diagonal nova em um evento importante contra rivais igualmente famosos que aprovaram o estilo rotativo.
Em meio a uma disputa do campeonato de dança de salão em Londres, diante dos juizes, foi premiado em primeiro lugar a forma diagonal nova da valsa. Este evento foi marcante e durante muitos anos a valsa diagonal ficou mais popular e suprema. Assim, em 1927 o salão de baile da sociedade imperial unificou a valsa diagonal que na época era quase universal. Este estilo se tornou base da dança e realmente, é a essência da valsa. Durante os anos desenvolveu o número de figuras que estão disponíveis porém com fundamentos de elegância.
Durante quase todo o reinado de Victoria, o "Quick"ou Valsa Vienense permaneceu popular e continuou até o século 20, de fato, até a chegada do mundo do "novo som"(sincopa do jazz americano). Isto sustentou a popularidade da valsa rápida que foi apoiada indubitavelmente, poderíamos dizer quase que com segurança, pela quantidade extraordinária de boas composições: primeiro Weber(1786-1826) com seu "Invitation to the Waltz"no qual Nijinski contribuiu com o desempenho elegendo-o em Monte Carlo em 1911; com Chopin(1810-1849), de quem a valsa forma o fundo musical de "Les Sylphides"e cria um veículo para Margot Fonteyn, como também outros grandes artistas inclusive Anna Pavlova. Há também os espectáculos musicais "Merry Widow" cuja premiação dada por Frans Lehar(1870-1948) incluiu uma valsa de popularidade universal e no estilo do ön the road".
Estes são alguns dos excelentes exemplos de música disponíveis.
A própria dança é conhecida por ter sido criada para ser dançada pelos camponeses da Alemanha
Meridional e Baviera já em 1780. Foi chamada "The Landler" e sua característica principal era o giro rápido e contínuo e a variação de figuras feitas pelo homem e sua parceira. Esta era a dança que chegou em Viena por si própria, para no século XIX, Johann Strauss e seu filho também Johann escreverem juntos centenas de "Quick-Time" e Walter, Junior de Johann que é responsável pela ópera "Dir Fledermaus" o Danúbio Azul. A dança ficou conhecida como valsa vienense e foi dançada por todo o mundo, não só pelos camponeses mas em Viena, Paris, Londres e Nova Iorque.

0 comentários: