quarta-feira, 28 de maio de 2008

Alguns filmes que tiveram na dança a chave para o sucesso



Seqüência: Diego Luna e Romola Garai na versão ano 2000 do romance entre um dançarino e uma jovem rica

Dirty Dancing 2 - Noites de Havana (2004)
Um jovem dançarino, uma moça romântica e rica, e alguma canção bem 'grudenta' de fundo: os mesmos elementos de Dirty Dancing - Ritmo Quente, sucesso na década de 80, podem ser vistos nessa espécie de continuação, que está em cartaz nos cinemas. Nos papéis principais, o mexicano Diego Luna (de Frida e participação em O Terminal), como o dançarino cubano Javier, e Romola Garai, atriz novata que vive a heroína Kate. A história se passe em Cuba, no ano de 1958. Os dois jovens se conhecem na escola de dança local e, para desespero dos pais da moça, se apaixonam. Como no longa-metragem anterior, o climax se dá quando os dois mostram entrosamento na pista de dança, a fim de vencer um concurso de dança.


Não é mera coincidência: à esquerda, cena de Noites de Havana, com Diego Luna e Romola Garai. Já na foto ao lado, Dirty Dancing - Ritmo Quente, filme que fez muito bem para as carreiras de Patrick Swayze e Jennifer Gray. As semelhanças entre as duas produções impressionam.



'Time after time..': Swayze e Gray em Dirty Dancing
Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987)
Sucesso de bilheteria, a história de amor entre o instrutor de dança Johnny Castle (Patrick Swayze) e a teenager Baby Houseman (Jennifer Grey) é um clássico dos anos 80. Sob o ritmo da canção 'I Have the time of my Life', trilha sonora oficial do casal apaixonado, o filme foi uma das produções de maior destaque na carreira de ambos os protagonistas. Baby é a heroína entediada que vai passar férias em um hotel ao lado da família. Fica deslumbrada tanto com o charme (meio cafajeste) de Castle, quanto com seu talento para a dança. Durante as aulas, os dois se apaixonam. A dança, nesse caso, também serve de válvula para a jovem descobrir sua sexualidade.


Zeta-Jones ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Chicago

Chicago (2002)
Chicago foi um dos filmes responsáveis por trazer de volta à tona os musicais, muito populares no cinema americano até a década de 70. No elenco, Richard Gere, Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger, para contar a história de uma aspirante ao estrelato nos palcos, que faz de tudo para conseguir um papel de destaque como cantora. No entanto, Roxie Hart (Zellweger) só consegue chamar a atenção depois que comete um assassinato. Com a ajuda do advogado corrupto Billy Flynn (Gere), ela se torna a 'queridinha da América'. Toda a trama gira em torno do desejo das duas mulheres de se tornarem estrelas dos palcos. O filme recebeu várias indicações para o Oscar, entre elas Melhor Atriz para Renée Zellweger e Melhor Atriz Coadjuvante para Catherine Zeta-Jones.




Al Pacino e Gabrielle Anwar em uma das mais emocionantes cenas de Perfume de Mulher

Perfume de Mulher (1972)
Baseado no filme italiano Perfumo Di Donna, esta produção retrata a grande paixão de um ex-coronel do exército americano pela vida antes de suicidar-se. Interpretado por Al Pacino, Frank Slade está cego e decido realizar suas vontades durante o último final de semana que lhe resta. Entre elas está a dança. Como o companhia ele tem o jovem Charlie (Chris O'Donnell), observador de sua resolução pessoal. Al Pacino levou o Oscar de Melhor Ator em 1992 por sua atuação. A cena em que o ex-coronel dança tango com Donna (Gabrielle Anwar) é uma das mais emocionantes deste drama.




Liza Minnelli sensual em Cabaret


Cabaret (1972)
Liza Minnelli interpreta Sally Bowles, uma cantora americana que se apresenta em cabarés, na cidade de Berlim. Como o filme se passa na década de 30, o visual da atriz retoma os cabelos curtos e a maquiagem forte típicos do charlestown (estilo de dança americana da época). O filme mostra, em paralelo, a ascensão do Partido Nazista na Alemanha e a turbulenta vida amorosa da artista, dividida entre o relacionamento com dois homens.









Pôster de Flashdance

Flashdance (1983)
Aqui, a história de mais uma jovem que sonha em ser dançarina de sucesso - Flashdance é outro clássico dos anos 80. A personagem principal é Alex Owens, papel de Jennifer Beals, moça que trabalha como metalúrgica de dia e, durante a noite, dança em um bar. Com o apoio de seu chefe na fábrica e da professora de dança (que faz a heroína suar na maior parte do filme), Alex ensaia para passar no teste e ser admitida por uma importante companhia de dança. A música tema do filme - 'What a Feeling' - ganhou Oscar de Melhor Canção em 1983.








Travolta imortalizou seus passos de dança em Embalos de Sábado à Noite

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977)
Um dos grandes sucessos da carreira de John Travolta, responsável por transformar o ator em astro, Tony Manero é o personagem rei das pistas neste filme. Ao som das baladas do grupo Bee-Gees, Tony participa de vários campeonatos de dança. Desse modo, consegue esquecer os problemas no trabalho e os conflitos com a família e a namorada. 'Saturday Night Fever' e 'How Deep Is Your Love' são algumas das canções da trilha sonora. John Travolta recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, em 1977. O filme ganhou ainda uma continuação, mas sem a mesma qualidade e originalidade que marcou o primeiro filme.




Grease: romance estilo anos 60 em musical adolescente

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1996)
História do romance de verão entre Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (John Travolta), contada na forma de musical. Os jovens se conhecem durante as férias, quando começam a namorar. Casualmente, Sandy vai estudar na mesma escola que Danny. Como não quer parecer um garoto romântico na frente dos amigos, Danny despreza a jovem. A história se sustenta nos encontros e desencontros do casal, sendo permeada por canções ingênuas. Apesar de ser uma produção da década de 70, Grease procura retratar a rebeldia e a inocência da juventude dos anos 60, fugindo do cenário crítico em que se encontrava o cinema americano na época.



Fonte: Por Luciana Borge
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865498-1655-2,00.html

0 comentários: