quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cha cha cha

Atrevido, alegre e despreocupado, o Chá-Chá-Chá tanto pode ser dançado com a mãe ou a irmã, como com a amada. Não implicando uma intimidade tão grande como o Tango ou a Rumba, é também uma das danças mais fáceis de aprender. Os principiantes, homens ou senhoras, acham fácil seguir este ritmo latino-americano porque os seus tempos bem marcados se podem contar a compasso com a musica. É, em todo o mundo, uma das eternas favoritas entre as danças sociais.

Baseia-se num movimento "chassé" (três passos ligados) que é dançado em simultâneo com os tempos nítidos de cada compasso da musica. Diz-se que o nome Chá-Chá-Chá imita o som produzido pelos pés dos bailarinos no chão ao dançarem esse "Chassé".

O Chá-Chá-Chá é uma dança que ajuda a controlar e a dominar o nervosismo que sentem todos os bailarinos em competição, é uma dança relaxante, por isso é a primeira dança das competições .
A musica do Chá-Chá-Chá, originaria de Cuba, tem um ritmo forte, convidativo e facilmente identificado que se pode contar simplesmente "1 , 2- 3, 4 e 1 , 2- 3 ,4 e 1", etc... Os tempos que se ouvem durante a contagem "4 e 1" são mais fortes e podem ser substituídos por Chá-chá-chá. Tal como a restante musica latino-americana, a do Chá-Chá-Chá baseia-se numa forte percussão que deve incluir Bongos, Congas, Timbales e um Badalo. O andamento ideal é o de 30 compassos por minuto. O acento rítmico mais forte surge no primeiro tempo de cada compasso.O Chá-Chá-Chá consiste em cerca de 20 figuras básicas e um sem numero de variações que se desenvolvem apartir dessas figuras básicas. No entanto, o s principiantes nesta dança atrairão facilmente a atenção dos amigos se souberem dançar bem as 4 figuras básicas.
Posição de Dança:
Posição de dança Latina, mantenha-se vertical com o peso segurado adiante para as bolas dos pés. O passo latino básico é compacto, com os pares ligeiramente separadamente. A mão direita da senhora e a mão esquerda de homem unen-se num gancho aproximadamente o nível dos olhos da senhora. A mão direita do homem é colocada na Omoplata do ombro da senhora, com o braço esquerdo da senhora pousado no direito dele. A armação "de dança" resultante devera ser robusta e bem conectada.

0 comentários: