quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tango

Há qualquer coisa muito especial no Tango. Transmite uma atmosfera de expectativa tensa. As notas "Staccato" e entrecortadas desta música, combinando-se em fluentes crescendos, suaves mas firmes, criam um tom dramático e furtivo entrelaçado de fortes contrastes, que se repetem constantemente, resultando num convite excitante a que não se pode resistir.

Esta dança, transmitida ao longo de gerações de dançarinos, teve origem nos bairros pobres e nas vielas sórdidas da Argentina e, durante mais de 100 anos, foi considerada demasiado, indecorosa para os salões de dança. Reabilitada, foi moda na Europa no início da década de 1900. Surpreendentemente, não é difícil de aprender, as figuras básicas dominam-se facilmente. No entanto, o segredo para captar o sentimento do Tango reside no adoptar a postura correcta e conseguir executar os alusivos movimentos de gato que o caracterizam.

È importante dar grande atenção às posições relativas dos corpos quando se adopta a posição Inicial. Os dançarinos devem reparar que o ombro direito do Homem conduz e que, cada vez que os seus pés estão unidos, a ponta do pé direito fica junto a face interna do pé esquerdo (e vice versa para Senhora). O tango foi descrito como: romântico, dramático, exótico, sofisticado, simples e absurdo...
O tango tem uma história longa, com períodos de grande popularidade e uma individualidade e
fascinação marcantes. O tango em forma de dança foi criado pelos gaúchos, esses caleiros brilhantes originários da costa oriental da Argentina. O ritmo veio da altamente ritmica e melodiosa música tocada para eles quando descansavam nas suas cantinas e tavernas. Se caracteriza por um compasso 2/4 e é tocado com um staccato incomum em cada batida. Tão grande era sua popularidade que depois, pouco antes da primeira guerra, a dança foi proibida na Argentina.
Aparentemente tinha perdido sua simplicidade nativa e se tornado muito chamativa. O veto teve êxito e o tango reapareceu em Paris, particularmente em boates e restaurantes. O estilo foi descrito como sofisticado e muitos admiraram a autêntoica atmosfera criada pela influência de violonistas e orquestras nativas. Sua popularidade logo se expandiu para a Inglaterra em chás de tango ou aonde havia espaço. O hotel Savoy foi um dos primeiros a introduzi-lo, para isso contratou
músicos excelentes. Exibições eram realizadas nos teatros e clubes de dança e os professores da época incluíram nos seus programas essa dança nova e excitante. Porém com a declaração da guerra em 1914, sua popularidade diminuiu e demorou um bom tempo para que fosse incluída nas competições e eventos importantes da época. Em 1921 o filme "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse trouxe o romântico e fotogênico Rodolfo Valentino chamando a atenção de todo o mundo para o tango dançado por ele. Apesar do impacto o público em geral não se sentia
inspirado para imita-lo e os próprios dançarinos profissionais estavam envolvidos com outros ritmos
e danças da América. Porém alguns professores visitaram Paris e prosseguiram seus estudos do
tango e notaram que a dança deveria ser mantida de alguma forma na Inglaterra e assim o estilo
Parisiense foi unificado. A variedade de passos era grande, mas era difícil ensinar ao aluno comum, e só os entusiastas levaram isto a sério. Esta era a situação nos meados de 1930 quando uma nova interpretação foi apresentada por um casal de competidores alemães que apareceu em Londres pela primeira vez. Através de um vigor, efetuam o staccato e aceleram a música e num deslizar que prolonga o passo largo, a dança assumiu uma nova identidade e todo mundo concorda que enquanto guardava seu caráter especial, era uma dança que parecia elegante e de possível assimilação. Esta tese provou estar correta e logo este tango estava sendo dançado pelos competidores e ensinado nas academias. Devemos admitir que muito tempo levou para que com interpretações diferentes, tivéssemos uma característica bem definida da magia do tango.
Em conclusão, desta breve Introdução e curiosidades acerca do Tango, aconselho que dediquem todo o tempo que for possível para apreender o espírito do Tango quando dançar os Passos andantes e os Básicos laterais, o objectivo a atingir é o procedimento furtivo de predador. Aproveitem a oportunidade para se comportar como um autentico Tigre!
Assim rapidamente captará o carácter subtil dum Tango dramático, se aperfeiçoar a posição e os movimentos do corpo enquanto ensaia ao som da música!

0 comentários: