quarta-feira, 28 de maio de 2008

Samba

O Samba e o Brasil estão ligados tal como o fumo e o fogo, a trovoado e o relâmpago, o dia e a noite. O Samba faz parte integrante da cultura Brasileira – é a musica e a dança do Povo, feita para e pelo Povo.

Carnaval e Samba é outra combinação de palavras que simboliza o espírito que esta musica provoca no coração do povo Brasileiro.
Todos os anos, durante 5 dias e noites de Fevereiro, a vida rotineira do Rio de Janeiro é interrompida – Carnaval, o Sambódromo se enche com uma procissão infindável de carros alegóricos extravagantemente decorados, cada um com o respectivo grupos de músicos e dançarinos (escola de Samba) que tocam e dançam o seu Samba escrito para esta especial ocasião.

Frequentemente os não Brasileiros têm tendência a pensar no Samba como uma dança em particular, mas na realidade não é assim. Existem muitas versões diferentes – cada uma com o seu ritmo, andamento e tom – que resultam em muitas danças diferentes. A dança que o Ocidente conhece como Samba é apenas um desses muitos ritmos vibrantes e arrebatadores , para se captar o carácter do Samba, deve-se adoptar um espírito carnavalesco e brejeiro. Muitas das "figuras" usadas no Samba requerem um movimento característico de oscilação das ancas que é um tanto difícil de aprender mas sem o qual as figuras que o exigem não parecerão cadenciadas ou autenticas. É também importante que os dançarinos aprendam outro movimento a que se chama o balançar do Samba ; usa-se nas figuras em que a contagem é " Um – e – Dois " .Quem quiser executar uma boa interpretação desta musica tem que dominar bem estes dois movimentos , além de dar maior qualidade ao Samba, irá sem dúvida adelgaçar a sua cintura.
O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo o mais forte. O andamento padrão desta dança é de 50 compassos por minuto.
Posição de Dança:
Frente ao Seu Par aproximadamente afastados 15 cm com a cabeça e o corpo naturalmente vertical. O Homem deve colocar a mão direita dele na Omoplata esquerda da Senhora, a Senhora descansa o braço de esquerda dela ligeiramente no do seu par, seguindo a curva do braço dele para o ombro. A mão esquerda do Homem deve estar numa curva gentil ao nível dos olhos. A Senhora deve colocar os dedos da mão direita dela entre o dedo polegar e o indicador do homem.

0 comentários: